- Escrito em Português (br): o curso é de modalidade on-line e será ministrado neste idioma. Futuramente poderemos realizar uma versão em espanhol.
- OBS.: O horário, a carga horária e a data de início do curso foram alterados. Os Módulos passaram de 2 horas para 1 (uma) hora e a carga horária total de 16 para 8 (oito) horas. Os valores foram ajustados proporcionalmente.
Sobre o curso
O curso Diálogos interdisciplinares: Arte, Ritual e Ciência, se origina em minha tese doutoral, em Artes Cênicas, apresentada em 21/01/2016, na Universidade Rey Juan Carlos, Fuenlabrada, Madrid, na qual aborda os elementos estéticos e culturais do Candomblé, relacionados ao Teatro.
Partindo da Etnocenologia, da Antropologia Teatral, da Teoria de Motivos e Estratégias e dos processos de mediação histórica, sociocultural e estética de Ángel Berenguer Castellary como métodos de abordagem interdisciplinar, promovo a aproximação de conceitos, aparentemente díspares, como a Neurociência e a Física quântica.
Este diálogo interdisciplinar ganha relevância à luz de trabalhos de artistas como Luís Otávio Burnier, fundador do Lume Teatro, sobre quem escrevo minha tese e sobre Jerzy Grotowski, precursor da Antropologia Teatral, assim como, Augusto Omolu (1962-2013), ator do Odin Teatret que entrevistei em 2011, Antonin Artaud e Bertold Brecht, por diferentes motivos.
Embora estas sejam as conclusões de um Doutorado em Artes Cênicas, esta pesquisa teve início muitos anos antes, em 1988, quando fui pesquisar pela primeira em um Candomblé com meu grupo de teatro, em Campinas. A sensação foi de encantamento por um lado e, por outro, o desejo de conhecer mais sobre minhas origens, pois meu avô materno, Sebastião Miguel de Oliveira, era negro.
Com esta motivação, eu permaneci no Candomblé, me iniciei em 1990, fiz a Obrigação de Sete Anos e recebi meu Decá, em 1997, e em 2001, fiz também a iniciação em Ifá, com o Babá Fabunmi Sowunmi, precursor deste culto no Brasil e um dos elementos fundantes do Oduduwa Templo dos Orixás, ao qual pertenço, que é dirigido pelo Prof. Dr. Sikiru Salami, Babá King, que além de sacerdote iorubá é Doutor em Sociologia pela USP.
Na minha própria pesquisa sempre esteve presente o elemento criativo, pois sou artista, por isso elaborei a Poética dos Orixás que utiliza os elementos estéticos e da oralidade na elaboração artística, se trata de inspiração e não de reprodução. Os elementos estéticos que utilizo são as danças, os cantos, os ritmos, o código cromático, os distintos materias combinados com lógica e intenção, para a formulação de meu trabalho autoral e docente, porque trabalho também com a outros artistas.
Este curso abordará estes elementos, aspetos do patrimônio material e imaterial, e temas contemporâneos como a intolerância religiosa e o racismo, dos quais as religiões de matriz africana ainda são vítimas.
Palavras chave: Teatro | Candomblé | Patrimônio Cultural Material e Imaterial | Neurociência | Física Quântica | Intolerância Religiosa | Racismo
Destinatários
Artistas, pesquisadores, estudantes, pessoas com interesse pelo Candomblé, pelo Teatro e por estudos interdisciplinares.
Nível de escolaridade exigido: nenhum. Se trata de um CURSO LIVRE, de divulgação científica, apto para tod@s que desejem ampliar os conhecimentos!
Prerrequisitos: acesso à Internet, por computador, por celular ou por tablet.
Informações relevantes
O curso será realizado em parceria com a ELA- Escola Livre de Artes, em São Paulo, que se encarrega da gestão administrativa e da matrícula dos alunos.
Duração: 8 módulos de 1h. (8 hs.) | Período: de 07/07 a 25/08
Dia e hora: terças-feiras | 11-12 a.m. (Brasília)/ 15-16 (Londres)/ 16-17 (Madrid/ Paris).
Modalidade: On-line, em tempo real, interativo.
Investimento
Dadas as circunstâncias que o país se encontra, com a epidemia do Covid 19, optamos por gerar este curso com valor promocional, no intuito de contribuir ao bem-estar e à formação das pessoas.
Este é link com informações e opção de matrícula: http://escolalivredeartes.com.br/produto/curso-de-teatro-ritual/
DESCONTO ADICIONAL
- OBS.: O prazo do Formulário de desconto adicional está encerrado, era por tempo limitado.
O que vamos estudar neste curso?
Módulos do Curso
07/07/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO: Bases metodológicas e conceitos éticos. Diferenças entre a pesquisa em Artes com relação a outras áreas, cujo resultado é puramente teórico.
Lugar de fala:
- Sobre mim: mulher,artista, pesquisadora, pessoa iniciada no Candomblé.
- Minha tese doutoral: “Luís Otávio Burnier, o Grupo Lume e o Candomblé: sete anos de pesquisa (1988-1995)”, defendida em 21/01/2016, na Universidade Rei Juan Carlos, Fuenlabrada (Madrid), Espanha.
- Referencias artísticas: Burnier, Grotowski, Augusto Omolu.
- Metodologias: Antropologia Teatral, a Etnocenologia a Teoria de Motivos e Estratégias e os Sistemas de Mediação de Berenguer.
Abordagem interdisciplinar
Aproximações entre áreas limítrofes do conhecimento, relações e abordagens na pesquisa e no trabalho artístico com elementos culturais vivos.
14/07/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 2 – TEATRO E RITUAL: artistas/pesquisadores e metodologias aplicadas
- Luís Otavio Burnier, Jerzy Grotowski e Augusto Omolu.
- A Poética dos Orixás (Elizabeth Firmino).
21/07/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 3 – CANDOMBLÉ: MEDIAÇÃO HISTORICA E PSICOSOCIAL
- Candomblé: mediação histórica.
- Candomblé: mediação psicossocial.
28/07/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 4 – CANDOMBLÉ: MEDIAÇÃO ESTÉTICA E PATRIMONIO CULTURAL
- Candomblé: mediação estética – elementos estéticos e espetaculares presentes nos rituais públicos.
- Patrimônio cultural material e imaterial: a valorização contra a intolerância.
04/08/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 5 – DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIA E RELIGIÃO
- A Neuroteologia.
- O cérebro espiritual (Rubia).
- Artaud: O teatro e a peste.
11/08/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 6 – DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIA E TEATRO
- Os neurônios espelho e os processos de cognição.
- Aristóteles, mimesis, catarses.
- Bertolt Brecht: o teatro épico.
18/08/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 7 – DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: FÍSICA QUÂNTICA, RITUAL E TEATRO (*Grotowski day)
- O princípio de incertidão (W. Heisemberg).
- A teoria do caos
- Elementos díspares, realidades diatópicas.
25/08/2020 – de 11h a 12h/ a.m. (hora de Brasília) //15h a 16h (hora de Londres e Lisboa) // 16h a 17h (hora de Madrid)
MÓDULO 8 – ARTE E SOCIEDADE: HERANÇA, APROPRIAÇÃO E INTOLERÂNCIA
- Processos criativos com elementos culturais e interdisciplinares.
- Apropriação e referência X simulacro.
- Valorização X intolerância.
Gratidão pela atenção de vocês, nos vemos no curso. Eu em Madrid, na Espanha e vocês em qualquer parte do mundo! Esta é a vantagem de estarmos on-line! Nos conectamos?
Sobre mim:
Elizabeth Firmino – atriz, arte educadora, pesquisadora e autora. Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da Unesp/ São Paulo; DEA – Diploma de Estudos Avançados do Doutorado em «Teoria, História e Prática do Teatro», pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Rei Juan Carlos, Fuenlabrada/Madrid, Espanha – título reconhecido no Brasil pelo UNIRIO, em 2019. Egbomi no Candomblé.