O Teatro tem sido usado como modo de aceleração da aprendizagem de vários idiomas, porque oferece inúmeras possibilidades de desenvolver a fluidez e a soltura, na linguagem verbal e não verbal; aumentando a confiança do aluno na hora de se comunicar, criando vivencias e grupos.

O POLH – Português como Língua de Herança é uma modalidade de aprendizagem e de aquisição de competências idiomáticas, passando pela via da afetividade e dos laços sociais e familiares, chegando ao bilinguismo. A aquisição desta nova língua, poderá vir a ser utilizada para a integração familiar do brasileiro de nova geração e também, num futuro, representará um diferencial a nível profissional e acadêmico, que abrirá novas oportunidades, de acordo com a condição bilíngue do indivíduo. Todas essas prerrogativas passam pela relação da língua com a cultura e a afetividade. Através do Teatro, o aluno terá contato com elementos da cultura, tanto a nível de experiência de situações cotidianas, como pela absorção dos signos culturais, presentes na música, na literatura, na poesia, na dramaturgia, nos jogos tradicionais e na integração social com o grupo. Além do mais, estará desenvolvendo a criatividade, um elemento importante para sua vida futura, em todos os campos que pretenda atuar.

As aulas serão todas práticas e sensoriais, quebrando o gelo, na hora de comunicar-se com as outras crianças, nas mais diferentes situações. Este método constitui um modo de romper as limitações e a timidez, associadas ao ato de falar uma nova língua, mesmo que a conheçam bem. O Método Teatro em Português – POLH (Português como Língua de Herança), foi criado por Elizabeth Firmino Pereira, Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da UNESP/ São Paulo, Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Rey Juan Carlos, de Madri e Coordenadora de Tempo Livre, pela Comunidade de Madri, por tanto, habilitada a trabalhar com menores, em atividades de lazer e extraescolar, além de haver participado no Cursos de Extensão Universitária sobre o POLH – Português como Língua de Herança, realizado pela UNB e pelo MRE, em Madri, em 2014 – entre outros cursos com a mesma temática. Este Método propõe técnicas de romper o gelo e de integração entre os alunos, e técnicas de improvisação, baseadas em situações cotidianas e em elementos da cultura brasileira, como os jogos tradicionais, a literatura, a música, a dança e as artes plásticas, tudo pensado para que o aluno adquirira mais segurança na hora de falar português e se criem grupos de contato.

O Curso é dirigido às crianças que queiram ou necessitem falar português, especialmente os brasileiros de segunda ou terceira geração, entre 6 e 12 anos de idade. não necessitam ter experiência prévia. Todas as classes terão um enfoque prático, trabalhando o idioma português brasileiro, através da cultura, dos jogos tradicionais e da improvisação teatral.. O curso é organizado pelo Colectivo Venus Urania Asociación Cultural y Artística, e surge por iniciativa de Elizabeth Firmino Pereira.

¡Contactamos para saber más!