Antropología Teatral Arte & Sociedad Candomblé Curso on-ine Doctorado en Artes Escénicas Etnoescenología Investigación Teatral Performance Poética de los Orixás Teatro

Últimos dias para o início do curso

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Depois de cada módulo subirei um resumo para os interessados.

Curso criado por Elizabeth Firmino, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha e pela ELA – Escola Livre de Artes, de São Paulo. Áreas de interesse: Teatro, Candomblé, Ciências, Etnocenologia, Antropopolgia Teatral, Estudos Interdisciplinares.

Toda a informação do curso: https://bethfirmino.com/ap…

Matriculas: http://escolalivredeartes.com.br/prod…

http://escolalivredeartes.com.br

https://bethfirmino.com


SOBRE O CURSO
O curso Diálogos interdisciplinares: Arte, Ritual e Ciência, se origina em minha tese doutoral, em Artes Cênicas, apresentada em 21/01/2016, na Universidade Rey Juan Carlos, Fuenlabrada, Madrid, na qual aborda os elementos estéticos e culturais do Candomblé, relacionados ao Teatro.
Partindo da Etnocenologia, da Antropologia Teatral, da Teoria de Motivos e Estratégias e dos processos de mediação histórica, sociocultural e estética de Ángel Berenguer Castellary como métodos de abordagem interdisciplinar, promovo a aproximação de conceitos, aparentemente díspares, como a Neurociência e a Física quântica.
Este diálogo interdisciplinar ganha relevância à luz de trabalhos de artistas como Luís Otávio Burnier, fundador do Lume Teatro, sobre quem escrevo minha tese e sobre Jerzy Grotowski, precursor da Antropologia Teatral, assim como, Augusto Omolu (1962-2013), ator do Odin Teatret que entrevistei em 2011, Antonin Artaud e Bertold Brecht, por diferentes motivos.
Embora estas sejam as conclusões de um Doutorado em Artes Cênicas, esta pesquisa teve início muitos anos antes, em 1988, quando fui pesquisar pela primeira em um Candomblé com meu grupo de teatro, em Campinas. A sensação foi de encantamento por um lado e, por outro, o desejo de conhecer mais sobre minhas origens, pois meu avô materno, Sebastião Miguel de Oliveira, era negro.
Com esta motivação, eu permaneci no Candomblé, me iniciei em 1990, fiz a Obrigação de Sete Anos e recebi meu Decá, em 1997, e em 2001, fiz também a iniciação em Ifá, com o Babá Fabunmi Sowunmi, precursor deste culto no Brasil e um dos elementos fundantes do Oduduwa Templo dos Orixás, ao qual pertenço, que é dirigido pelo Prof. Dr. Sikiru Salami, Babá King, que além de sacerdote iorubá é Doutor em Sociologia pela USP.
Na minha própria pesquisa sempre esteve presente o elemento criativo, pois sou artista, por isso elaborei a Poética dos Orixás que utiliza os elementos estéticos e da oralidade na elaboração artística, se trata de inspiração e não de reprodução. Os elementos estéticos que utilizo são as danças, os cantos, os ritmos, o código cromático, os distintos matérias combinados com lógica e intenção, para a formulação de meu trabalho autoral e docente, porque trabalho também com a outros artistas.
Este curso abordará estes elementos, aspetos do patrimônio material e imaterial, e temas contemporâneos como a intolerância religiosa e o racismo, dos quais as religiões de matriz africana ainda são vítimas.
Palavras chave: Teatro | Candomblé | Patrimônio Cultural Material e Imaterial | Neurociência | Física Quântica | Intolerância Religiosa | Racismo

DESTINATÁRIOS
Artistas, pesquisadores, estudantes, pessoas com interesse pelo Candomblé, pelo Teatro e por estudos interdisciplinares.
Nível de escolaridade exigido: nenhum. Se trata de um CURSO LIVRE, de divulgação científica, apto para tod@s que desejem ampliar os conhecimentos!
Pré-requisitos: acesso à Internet, por computador, por celular ou por tablet.

INFORMAÇÕES RELEVANTES
O curso será realizado em parceria com a ELA- Escola Livre de Artes, em São Paulo, que se encarrega da gestão administrativa e da matrícula dos alunos.

MATRÍCULAS: <http://escolalivredeartes.com.br/produto/curso-de-teatro-ritual/>

DURAÇÃO
8 módulos de 1 hora (8 hs.) | Período: de 07/07 a 25/08
Dia e hora: terças-feiras | 11-12 a.m. (Brasília)/ 15-16 (Londres)/ 16-17 (Madrid/ Paris).

MODALIDADE: On-line, em tempo real, interativo.

PREÇOS (normais)
Dadas as circunstâncias que o país se encontra, com a epidemia do Covid 19, optamos por gerar este curso com valor promocional, no intuito de contribuir ao bem-estar e à formação das pessoas.

Este é link com informações e opção de Matrícula: http://escolalivredeartes.com.br/produto/curso-de-teatro-ritual/


OBS.: O prazo do Formulário de desconto adicional está encerrado, era por tempo limitado.


MÓDULOS
07/07 – Módulo 1
INTRODUÇÃO: Bases metodológicas e conceitos éticos. Diferenças entre a pesquisa em Artes com relação a outras áreas, cujo resultado é puramente teórico.

14/07 – Módulo 2
TEATRO E RITUAL: artistas/pesquisadores e metodologias aplicadas

21/07 – Módulo 3
CANDOMBLÉ: MEDIAÇÃO HISTÓRICA E PSICOSOCIAL

28/07 – Módulo 4
CANDOMBLÉ: MEDIAÇÃO ESTÉTICA E PATRIMONIO CULTURAL

04/08 – Módulo 5
DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIA E RELIGIÃO

11/08 – Módulo 6
DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: NEUROCIÊNCIA E TEATRO (*Grotowski day)

18/08 – Módulo 7
DIÁLOGO COM AS CIÊNCIA: FÍSICA QUÂNTICA, RITUAL E TEATRO

25/08 – Módulo 8
ARTE E SOCIEDADE: HERANÇA, APROPRIAÇÃO E INTOLERÂNCIA



CONCLUSÃO
Remarco que todos estes temas formam parte da minha tese doutoral «Luís Otávio Burnier, el Grupo Lume y el Candomblé: siete años de investigación (1988-1995)», de modo que já foram estudados e documentados, constando uma vasta Bibliografia a respeito da maioria dos casos, EXCETO sobre a pesquisa do BURNIER e do SIMIONI no Candomblé, da qual sou a única em pesquisar e publicar.


Sobre el autor

Actriz, Arte Educadora, Investigadora. Estudié Licenciatura Plena en Educación Artística/ Artes Escénicas por el Instituto de Artes de la UNESP/São Paulo; DEA – Diploma de Estudios Avanzados del Doctorado en Teatro por la Universidad de Alcalá de Henares y Doctora en Artes Escénicas por la Universidad Rey Juan Carlos. Soy la fundadora y responsable por el Colectivo Venus Urania y por esta página web. Vivo y trabajo en Madrid.

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